top of page

Minha Abordagem

Sobre a Psicanálise

​

A Psicanálise parte do princípio de que não somos apenas aquilo que mostramos na superfície. Nossas formas de agir e nos expressarmos no mundo, têm raízes profundas que vêm de nossa história pessoal, e de experiências que ficaram ocultas dentro de um espaço interno denominado inconsciente. 

Para Freud, o inconsciente é a sede de desejos, memórias e emoções que foram reprimidos por serem inaceitáveis ou dolorosos. Esses conteúdos continuam a atuar em nossa vida mesmo sem percebermos, manifestando-se por meio de sonhos, sintomas e repetições de comportamento ou padrões de escolhas.

A técnica psicanalítica oferece acesso a essas raízes emocionais, ajudando o paciente a reconhecer e poder transformar antigos padrões, promovendo uma mudança profunda e duradoura.

Isso pode passar a impressão de que na Psicanálise, apenas a história pregressa do paciente é importante, porém, isso é um equívoco. As situações atuais pelas quais o paciente esteja passando são tão importantes quanto. Através delas, é possível encontrar autoconhecimento, elaborar questões conflituosas que estejam ocorrendo e realizar decisões firmes a partir de profundas reflexão. Assim, tanto o presente quanto o passado são acolhidos em sessão, e ambos se complementam e são fonte de compreensão de si mesmo.

​

Como funciona

 

Cada sessão de psicoterapia é única, e o paciente é convidado a falar abertamente sobre o que vem preenchendo sua mente. O psicoterapeuta tem uma postura de escuta e acolhimento, e irá realizar intervenções para ajudá-lo a pensar e aprofundar ideias. Assim, a psicoterapia funciona através da construção de um vínculo, e do pensar dinâmico da Dupla. 

Na Psicanálise, o paciente é respeitado dentro do que vai conseguindo trazer, sem pressão de tempo ou entrega de conteúdos. Pois entende-se que falar, pode trazer questões sensíveis ou dolorosas à tona, e por isso é necessária a construção de um espaço de confiança e acolhimento para que isso possa ocorrer de forma natural. Falar sobre as dores pode ser difícil, mas abre espaço para alívio, compreensão e novas vias de sentido, tudo isso junto do auxílio próximo do psicoterapeuta.

Assim, o processo de psicoterapia irá proporcionar alívio de sintomas e, também, autoconhecimento, fortalecimento de pontos frágeis, e maior capacidade de enfrentamento às circunstâncias da vida. Ao se conhecer de forma mais profunda, o paciente vai poder se responsabilizar por suas formas de se colocar no mundo, e a partir daí, poder promover mudanças significativas em sua vida.

​

Av. Independência, 925/ sala 303. Bairro Independência. Porto Alegre - RS.

​

​51 993349120

​Entre em contato por WhatsApp:

  • Whatsapp

Segunda a Sexta:

9:00 - 19:30h

​​​

 

bottom of page